quarta-feira, 28 de março de 2012

Twitter: Amizades online permitem localizar pessoas com precisão de 100 metros

 

Twitter: Amizades online permitem localizar pessoas com precisão de 100 metros

Lembram-se do antigo ditado “Diz-me com quem andas (twitas) e eu lhe direi quem és”?
Pois cuidado com o que twitas!!


Cientistas americanos demonstraram que é possível localizar uma pessoa fisicamente, além de levantar inúmeras informações a seu respeito, através das suas interações nas redes sociais. Mesmo que o perfil seja privativo!


É possível localizar uma pessoa dentro de um raio de 100 metros com precisão de 85% usando apenas a localização de seus amigos.


Os cientistas da Universidade de Rochester desenvolveram um programa que coleta informações de uma rede de amigos e partindo das informações que estão disponíveis, deduz as informações das pessoas que tentam se manter mais discretas e mantém seu perfil privativo.
"Se as pessoas gastam um bocado de tempo juntas online, e falam sobre as mesmas coisas, elas muito provavelmente são amigas," diz o pesquisador Adam Sadilek. Ele explica que os usuários do Twitter, que passam o dia inteiro trocando mensagens, falam mais sobre si mesmos.


Interesse científico que pode virar controle!
O interesse dos pesquisadores é rastrear a disseminação de doenças. Se um grupo troca muitas mensagens de que estão doentes, com febre ou não se sentem bem, isso pode ser um bom indicativo de uma gripe ou um surto de outra infecção.
Através destas informações, as autoridades de saúde poderão agir rapidamente sobre o foco da doença.
Pense muito antes de disseminar informações e adicionar pessoas em suas redes interativas.


Leia mais em Diário da Saúde
.

Nenhum comentário: