Foi lançado hoje (30/5) o primeiro livro sobre Recursos Educacionais Abertos no Brasil
Com o título "Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas", o livro organizado por Nelson Pretto (UFBA), Carolina Rossini (REA Brasil / GPOPAI-USP) e Bianca Santana (Instituto Educadigital / Casa de Cultura Digital), trata da questão da educação aberta e dos recursos educacionais abertos.
| |
Os autores esperam ampliar o debate sobre:
Financiado pelo edital de publicações do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e pela Open Society Foundation, a obra é uma publicação conjunta da EDUFBA e da Casa da Cultura Digital.
Cada um dos capítulos aborda o tema de uma perspectiva diferente, prática ou teórica, já que foi produzido de forma colaborativa a partir de uma chamada na comunidade REA Brasil.
Todo o processo de produção foi aberto, com intensivo uso de softwares e fontes livres.
Os autores são professores da educação básica, acadêmicos e profissionais da área da educação e das ciências sociais, entusiastas e ativistas da cultura livre e digital, políticos, juristas e gestores públicos.
Além da versão impressa, o livro está disponível na internet no site (http://livrorea.net.br/) de forma que todo o conteúdo pode ser baixado, utilizado e remixado à vontade.
A EDUFBA é uma das editoras que participa do pioneiro projeto REA Scielo Livros (http://books.scielo.org/) e em breve o livro também estará disponível no site do Scielo.
Para Flavia Rosa, diretora da EDUFBA, "o processo de abertura do acesso ao conhecimento produzido pelas universidades é fundamental para a democratização do conhecimento. No repositório institucional da UFBA já temos mais de 200 livros disponíveis para serem baixados integralmente".
Recursos Educacionais Abertos (REA)
O conceito de recursos educacionais abertos (REA), cunhado pela Unesco em 2002, trata da criação de materiais educacionais abertos "para consulta, uso e adaptação".
"Esse conceito está centrado na ideia dos commons - de que o conhecimento produzido pela humanidade pertence a toda a humanidade - e permite problematizar diversos elementos importantes para que a inovação em rede aconteça nos processos educativos: propriedade intelectual, softwares, conexão de banda larga, educação de professores, material didático, preço, acesso e tantos outros temas e aspectos ligados à questão", explica Bianca Santana, uma das organizadoras e autoras.
|
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Recursos Educacionais abertos - REA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Aluno Integrado 2012
(2)
Aluno Integrado 2013
(1)
banda larga
(1)
celular
(1)
chips
(1)
clima
(1)
controle
(1)
dark web
(1)
divulgação
(1)
economia compartilhada
(1)
facebook
(1)
inclusão digital
(2)
Internet
(6)
luz
(1)
marco civil
(3)
MEC
(1)
monitoramento
(1)
Monsanto
(1)
nativos digitais
(1)
REA
(1)
right elbow
(1)
sustentabilidade
(1)
tablets
(2)
TICs
(2)
trabalho infantil
(1)
twitter
(2)
UCA
(1)
Web
(1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário