Usar Tecnologia na Educação não é uma escolha é uma necessidade.
Desde início do milênio há uma gigantesca evolução tecnológica e não há mais como pensar a educação de crianças e jovens, que já nasceram dentro desta transformação, sem envolver as tenologias de informação e comunicação (TICs).
Os professores/educadores que não experimentaram esta vivência, se deparam com o desafio de entender o seu papel neste novo contexto.
Computadores com a cesso à internet já são realidade em grande parte das escolas. O sistema um computador por aluno começa a ser implantado e os problemas de infraestrutura estão sendo superados.
Mas não basta ter acesso, é preciso saber o que fazer com a tecnologia.
É fundamental garantir ao educador uma formação voltada para a aplicação destas TICs em sala de aula, dentro do contexto de cada escola, e aproximar as duas gerações de forma colaborativa - os "nativos" e os "imigrantes" digitais.
Há urgência na reflexão como a tecnologia afeta o comportamento dos alunos e como sua utilização pode contribuir para sua aprendizagem e desenvolvimento de competências.
O fato dos alunos terem acesso 1:1 não significa um melhor aprendizado. É importante avaliar como esta tecnologia tem sido utilizada e de que forma os educadores e os alunos lidam com esse novo contexto.
A dinâmica das aulas precisa ser repensada, a administração do tempo destas aulas, o currículo em si, e principalmente as estratégias de avaliação.
A utilização das TICs não é uma escolha, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das competências de nossos jovens e sua atuação crítica dentro da sociedade deste novo milênio.
(texto original Adriana Martinelli, coordenadora da área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Sena, publicado em 21/02 na Folha de São Paulo, o qual pode ser acessado no Jornal da Ciência )
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